LINKS RECENTES
Loading...

10 CURIOSIDADES DA BÍBLIA QUE VOCÊ NÃO SABIA

NOTÍCIAS DO BLOG

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais antigos do mundo, e sem dúvidas é o mais vendido até hoje na história da humanidade. Estima-se que o livro sagrado tenha sido traduzido para aproximadamente 1.500 línguas e dialetos. Mas isso, porém, não é o que mais impressiona. O manual do cristianismo traz ainda outras curiosidades, que nem todos sabiam, e que estão elencadas abaixo.
1. O livro mais antigo da Bíblia NÃO é Gêneses:
Isso mesmo! A gente acha que por ser o primeiro, e por contar a história da criação do mundo, o livro de Gêneses tenha sido o primeiro livro escrito, mas isso é um equívoco. O livro mais antigo é o de Jó. Ambos têm sua autoria atribuída ao profeta Moisés. Este último conta a história de um homem que dá título ao livro, Jó. Ele foi tentado por Satanás, sob permissão de Deus, que queria testar sua fidelidade. Ele perdeu tudo, incluindo sua família, mas, como foi fiel, Deus o recompensou com duas vezes mais bênçãos que antes.
2. O livro mais recente da Bíblia NÃO é o Apocalipse:
Outra curiosidade é que assim como Gêneses não foi o primeiro livro a ser escrito, o Apocalipse também não foi o último. Pode parecer estranho, já que o Apocalipse conta a história do fim do mundo e do julgamento final, quando Cristo voltar para buscar sua noiva. O último livro a ser escrito da Bíblia foi a 3ª epístola de João. O que há de comum entre os dois livros é que João é o autor de ambos.
3. Um rei libertou seu povo com um ferro de marcar gado:
Parece história de cinema, e dava para ser mesmo! A Bíblia relata que um rei, chamado Sangar, matou cerca de 600 homens (Isso mesmo, 600!), com um simples ferro de marcar gado (Juízes 3:31). Um homem de muita bravura, sem dúvidas.
4. Livros sem Deus?
Tem sim! Nos livros de Ester e de Cantares de Salomão não está escrita, em nenhum de seus versículos, a palavra “Deus”, embora em sua essência os livros possuam comprovada inspiração divina ao serem escritos. O livro de Cantares, por exemplo, é um livro romântico, que Salomão escreveu para registrar seus relacionamentos amorosos, mas que é interpretado por muitos como mensagens de amor de Cristo para sua noiva, a igreja.
5. Um líder morreu depois de cair da cadeira que estava sentado:
Num episódio em que os israelitas saíram em guerra contra os filisteus, a arca da aliança foi tomada por estes últimos. Os soldados voltaram para contar ao Rei Elias o que havia acontecido, e ele caiu para trás da cadeira em que estava sentado. Por ele ser muito pesado, ele quebrou seu pescoço e morreu na hora. Ele liderou Israel por 40 anos. (1 Samuel 4:17-18).
6. Um homem ganhou mais 15 anos de vida depois de orar:
Deus mandou o profeta Isaías levar uma mensagem ao profeta Ezequias, de que ele iria morrer, já que estava muito doente. Quando Isaías deu o recado, Ezequias virou-se para a parede e chorou pedindo a Deus por misericórdia. Isaías já estava saindo da casa de Ezequias quando Deus mandou que ele retornasse para dizer que o havia escutado e que estava lhe concedendo mais 15 anos de vida. E como prova de que isto seria feito, Deus fez com que a sombra projetada do sol em Ezequias voltasse dez graus para trás (2 Reis 20:1-11).
7. Uma mãe comeu seu próprio filho:
Com toda certeza, hoje em dia a mulher descrita no livro de Reis estaria presa. Com fome, ela havia combinado com uma amiga de comer o filho dela num dia e no outro dia eles comeriam o filho da outra. Uma das mulheres cumpriu o acordo, cozinhando seu filho e repartindo-o com a outra mulher, que descumpriu o acordo, não entregando seu filho, possivelmente por estar arrependida do pacto (2 Reis 6:26-30).
8. Os escravos eram libertados após terem um dente arrancado:
O antigo testamento traz diversas leis estranhas para os dias de hoje, mas que naquela época eram usualmente aceitas. No livro de Êxodo, Moisés traz, dentre tantos mandamentos, um que obrigava o patrão a libertar seu escravo caso um dente seu fosse arrancado, pois, segundo a lei, o preço do escravo era o de um dente (Êxodo 21:27).
9. O próprio Deus sepultou um defunto:
A Bíblia diz que quando o profeta Moisés morreu, o próprio Deus o sepultou num vale na terra de Moabe. Moisés foi responsável por libertar o povo de Deus do cativeiro do Egito, liderando-os. Ele recebeu do próprio Deus todos os mandamentos destinados ao povo, e morreu com 120 anos de idade. Até hoje os pesquisadores não encontraram sua sepultura, embora Moisés seja um personagem comprovadamente verídico da história da humanidade. (Deuteronômio 34).
10. Isaías já sabia que a terra era redonda:
O que Galileu Galilei previu e que só foi comprovado por volta do ano 1.500 d.C. foi anunciado primeiro pelo profeta Isaías, cerca de 2.000 anos antes. Em seu livro, o profeta diz que Deus instalou seu trono sobre a redondeza da terra, um feito que até hoje surpreende os especialistas, que não sabem explicar como ele chegou a essa conclusão naquela época (Isaías 40:22).

A Bíblia Sagrada, mais do que o manual de instruções dos cristãos, é um livro historicamente fantástico, que possui uma pureza de 99% com relação aos escritos originais, e por isso é um dos livros mais impactantes que o mundo já viu até hoje.

                                                                                                                 (Tadeu Ribeiro - Portal DT)

0 comentários: