LINKS RECENTES
Loading...

ORGULHO, VAIDADE, INVEJA, EGOÍSMO SÃO CORRUPÇÃO. VOCÊ É CORRUPTO?

AUTOAJUDA

São marcantes encontros onde um grande mestre, no caso um indiano considerado um grande sábio de sua época, receber crianças e com elas discutir assuntos fundamentais da vida: foi assim esse encontro de Jiddu Krishnamurti(1895-1986) com estudantes de um colégio no Vale do Rishi, na Índia, em 20 de dezembro de 1984.

Corrupção no Mundo


Krishnamurti: Você vai entrar no mundo quando deixar esse vale maravilhoso, com todas as rochas, e as sombras, as árvores, e as flores, e o campus, que possui uma verdadeira paz, vocês enfrentarão um mundo que é terrível. Existe violência, sequestros, tiroteios, subornos. O mundo está ficando cada vez mais perigoso.
E o mundo está se tornando corrupto. O mundo inteiro, não somente a Índia, onde é bem ostensivo .Vocês sabem o que a palavra ostensivo significa?
Significa, totalmente aberto
Eles dizem: “dê-me algo antes para que eu faça alguma coisa”.
Há corrupção, certo?
No mundo inteiro, não somente aqui nesse país. Na América, na França, na Inglaterra, corrupção política, corrupção social, mercado negro. Há uma tremenda corrupção em todo o mundo. Nós dizemos que a corrupção é o suborno, passar o dinheiro por baixo da mesa, pagar em dinheiro sem dar o recibo.  Tudo isso é chamado corrupção, certo? Mas isso é apenas um sintoma.
Vocês sabem o que significa sintoma?
Estudante: Sim, senhor, sinais.

Causa da Corrupção 


Krishnamurti: Sintomas é quando eu como alguma coisa muito , muito pesada, e tenho dor de barriga. A dor de barriga é um sintoma. Mas a causa é eu ter comido a comida errada. Entendeu?
Então, vamos investigar a causa da corrupção. Nós dizemos corrupção. Eu espero que todos estejam ouvindo. Porque todos vocês vão enfrentar o mundo, quando saírem de Rishi Valley. A corrupção não é somente passar dinheiro sob a mesa, o suborno, o mercado negro, mas a causa é algo inteiramente diferente. Vou examinar isso, se vocês estão interessados.

Corrupção começa com o interesse em si próprio

Vocês entendem isso?
Estudante: sim, senhor.
Krishnamurti: Se estou interessado em mim mesmo, em o que quero, o que devo ser, se sou ganancioso, invejoso, duro, brutal, cruel, há corrupção. A corrupção começa em seu coração, na sua mente, não é somente dando dinheiro que também é corrupção, mas a causa real da corrupção está dentro de você.
A menos que você descubra isso e mude, você será um ser humano corrupto. Você entende o que estou dizendo?
Corrupção é quando você está zangado, quando é ciumento quando odeia as pessoas, quando é preguiçoso, quando você diz: isso é certo e eu sinto que isso é certo e aferra-se a isso.
Vocês entendem o que estou dizendo?
Estudante: Senhor, parece que tudo tem a ver com o egoísmo.
Krishnamurti: Tem tudo a ver com o egoísmo. Você está inteiramente certo. A corrupção começa aí. Você entende meu garoto?
Estudante: sim

Corrupção e Cinismo


Krishnamurti: Então, não seja corrupto. Não importa se você morrer por isso. Você entende? Estamos todos tão amedrontados. Você então diz: como viverei? O que farei se não sou corrupto, quando todos ao meu redor são corruptos? Vocês entendem o que quero dizer com corrupção?
Não somente o sinal externo, mas o profundo senso interno de corrupção pelo qual os seres humanos vivem, o egoísmo, pensando apenas neles mesmos, buscando seu sucesso, invejosos. Então, a corrupção está dentro, no seu coração, em seu cérebro. Se você compreende isso muito cuidadosamente, e se você realmente for sério,  e não cínico.
A maioria dos meninos mais velhos que deixaram a escola, tornaram-se cínicos, eles vêem o que o mundo é e dizem: bem, tenho que aceitar isso. Isso é uma forma de cinismo.
Mas, se vocês entendem, muito cuidadosamente, a partir de agora, que a corrupção não é meramente passar dinheiro sob a mesa, subornar. O suborno, não importando se são duas rúpias, ou dez milhões de dólares, isso ainda é um suborno. E ser violento é parte do que é chamado de corrupção, terror, tudo isso.
Isso é o que está acontecendo no mundo. Vocês são seres humanos em crescimento, não sejam como eles.
Não se tornem zangados, não sejam invejosos, não busquem sempre o sucesso.

Inveja é corrupção


Estudante: Senhor, como podemos parar tudo isso? Como deixamos de ser invejosos?
Krishnamurti: Se você quer ser invejosa, seja invejosa e veja o que acontece. Você entende? Mas se você não quer ser invejosa, não seja invejosa. Não diga como eu paro isso.
Se você vê algo perigoso, como uma cobra. Ninguém diz a você, você corre. Certo? Então, a corrupção interior é muito perigosa. Não sejam corruptos, comecem aqui primeiro, não lá fora. Você entendeu? Vocês farão isso? Não prometam, a menos que estejam absolutamente certos de cumpri-lo. Certo?
Mas, se vocês vêem o quão importante é isso na vida, porque todos vocês estão crescendo, crescendo nesse mundo terrível, esse é um mundo insano, você entende?
Não há sanidade no mundo político, no mundo religioso, no mundo econômico.
Então, por favor…. não procurem a vaidade, o orgulho. Não digam: eu sou superior a outra pessoa. Vocês sabem que aprendem bastante quando há humildade. Vocês aprendem bastante se são realmente humildes. Mas se vocês estiverem somente procurando o sucesso, dinheiro, dinheiro, dinheiro, poder, posição, status. Então vocês estarão começando com a corrupção.
Vocês podem ser pobres, sejam pobres, qual problema disso?

Encontre seu talento


Encontrar seu próprio talento, vocação, aquilo que você faria mesmo de graça, é uma maneira de evitar a corrupção interna.
Eis porque é importante para todos vocês, encontrar o seu próprio talento e aferrar-se a ele, mesmo que esse talento não traga o sucesso, a fama. O que é um disparate de qualquer maneira, porque todos iremos morrer. Você entende meu menino? Enquanto viver, viva. Não com todos esses disparates que acontece por ai.
Estudante: Senhor, por que as pessoas não percebem isso?
Krishnamurti: Porque elas não pensam, elas não sentem, elas estão pensando sobre elas mesmas o tempo todo, seus empregos, suas administrações, seus trabalhos. Você entende? Elas não estão interessadas nisso. Mas se você está…

Como deixar de ser Egoísta


Estudante: Como você deixa de ser Egoísta?
Krishnamurti: Como você deixa de ser egoísta? Não seja egoísta. Apenas escute. Você disse “como?”
Nunca pergunte a ninguém “como?”
Você entendeu?
Pois, eles lhe dirão como, então você está perdido.
Essa é a maior corrupção.
Estudante: Você quer dizer que devemos descobrir por nós mesmos?
Krishnamurti: Descubra, Investigue, duvide, questione. Não aceite meramente
(yogui)

0 comentários: