IMPLANTE DE MICROCHIP CHEGA AO ORIENTE MÉDIO

IMPLANTE DE MICROCHIP CHEGA AO ORIENTE MÉDIO


Após a tecnologia ser desenvolvida nos Estados Unidos, começou a surgir em experimentos na Europa e na Oceania. Agora, os implantes de microchip que servem como chaves e cartões de crédito chegaram ao Oriente Médio.

Durante a GITEX 2016, feira de inovação realizada em Dubai, a companhia de telecomunicação Etisalat demonstrava em seu stand como um chip do tamanho de um grão de arroz, colocado na mão de um cliente pode facilitar a vida de uma maneira que antes só era vista em filmes de ficção científica.

Os funcionários da empesa já estão testando – com sucesso – novos microchips injetáveis, que armazenam todos os dados de seu cartão de crédito, documentos e senhas. A Etisalat, maior empresa do ramo nos Emirados Árabes Unidos, pretende popularizar a técnica do biohacking, que essencialmente coloca na palma da mão uma maneira mais simples e segura de fazer transações comerciais.

Hazim Naori, que fazia a demonstração na feira, mostra que o processo é simples. Uma seringa especial é usada para implantar o dispositivo na parte de trás da mão, ente o polegar e o dedo indicador. “Inserimos a agulha sob a pele e empurramos. Após a instalação, dentro de uma ou duas semanas está totalmente cicatrizado”, conta.

Naori é um tatuador que também aplica piercings. Para ele, o chip não é uma moda. “Isso melhora o seu corpo, não é apenas um dispositivo que você usa, como um smartwatch. Não pode substituir nem perdê-lo, estará sempre com você”. Ele explica que os chips chegaram para ficar e dentro de pouco tempo irão substituir os documentos.
Similar a pulseiras do Brasil

Por enquanto a empresa só está disponibilizando anéis com as mesmas funções. O sistema de pagamento é o Near Field Communication (NFC), que já é utilizado em alguns smartphones, similares às pulseiras que estão sendo testadas no Brasil.

George Held, que trabalha no departamento de inovação da Etisalat explica que testes estão sendo feitos e que o produto não tem data oficial para ser lançado comercialmente. Contudo, a empresa já possui um acordo com a Visa para emitir os primeiros cartões de crédito em formato de chip no Oriente Médio.

Possivelmente até 2020 estejam disponíveis para todos os interessados. O kit da seringa e o chip injetável deverá custar cerca de 100 dólares. Com informações de Charisma News e News Week.

0 comments: