LINKS RECENTES
Loading...

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE MAQUIAGEM E ACESSÓRIOS?

AUTOAJUDA

"Oi, pastor. Eu nasci e fui criada em berço evangélico. Sempre fui muito vaidosa desde pequena, mas a minha igreja nunca permitiu que as moças usassem brincos, pulseiras e, muito menos, esmalte e maquiagem. Algumas irmãs também dizem que não posso usar calça jeans. Mas, eu conheço moças de outras igrejas que usam todas essas coisas e não são discriminadas. O que a Bíblia fala sobre isso?"

R: Eu respeito todas as denominações que pregam a Palavra de Deus de forma verdadeira, mas confesso que não consigo entender o porquê de algumas igrejas, baseadas em doutrina de homens, continuarem proibindo seus fiéis de fazer certas coisas. Chamamos isso de "usos e costumes", que são pregados como bíblicos, mas que, na verdade, não estão na Bíblia.

Sua pergunta basicamente foi essa: "A Bíblia proíbe a mulher de usar maquiagem, esmalte, calça jeans e outros acessórios?". Sendo assim, quero citar duas passagens que algumas igrejas se apoiam para proibirem o uso destas coisas. Veja:

"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus" (1 Timóteo 2:9,10).

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus" (1 Pedro 3:3,4).

Será que essas duas passagens realmente proíbem as mulheres de usar maquiagem, calças jeans, esmaltes, e acessórios? Vamos nos aprofundar na Palavra de Deus para saber o que realmente Deus quer.

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que não existe nenhuma passagem na Bíblia que proíba a mulher de cuidar da sua imagem, se arrumar, pintar as unhas, cortar o cabelo, usar jóias. O que Paulo e Pedro queriam dizer é que as mulheres devem ser sábias e usar acessórios e roupas da forma certa. Perceba que, na primeira passagem, Paulo usou os termos “decência e discrição”, ou seja, ele pediu para as mulheres não exagerarem e com isso valorizarem mais à beleza física do que a vida espiritual. Já na passagem de 1 Pedro 3:3, o apóstolo Pedro fala para as mulheres casadas. Ele diz que essas mulheres devem ser conhecidas não pela forma com que se vestem ou se embelezam, e sim por aquilo que há de bom em seu interior, que é tão valorizado por Deus. Também nesse contexto, não há nenhuma proibição no uso desses acessórios. O que ele pede é o bom senso no modo de usar.

O que vale mais? Uma mulher que segue religiosamente todos os usos e costumes pregados pela sua igreja; mas vive criando contendas, fofocas e não honra seu marido, ou aquela que se maquia, usa brincos, faz penteados no cabelo, tem bom senso, ama a Deus e é uma esposa e mãe exemplar?

Pois é... Não é a calça jeans ou a saia na altura das canelas que fazem uma mulher virtuosa, mas o seu coração. Se a mulher é temente a Deus e busca agradá-Lo, ela, com certeza, saberá usar maquiagem e acessórios da maneira correta.

Pr. Antonio Junior


0 comentários: