BÍBLIA, QUE LIVRO É ESSE?

É o mais vendido no mundo inteiro, de todos os tempos e foi traduzido para um maior número de línguas do que qualquer outro livros já publicado.
A palavra Bíblia significa "livro". 
Mas que tipo de livro é a Bíblia? 
Alguns sugerem que seja o registro religiosos das tentativas do homem de se encontrar com Deus e, desse encontro com Ele, em sua essência, um livro humano. 
As primeiras palavras desse livro mostram Deus como autor principal dessa autobiografia divina: "No princípio, Deus ..." Suas páginas nos mostram Deus tomando iniciativa, nos fornecendo informações sobre Ele mesmo e nos mostrando seus propósitos para nós, sua criação.
A maneira como vemos a Bíblia é fundamental, pois é a chave para termos a certeza de que Deus existe. E se Ele existe, como podemos saber mais sobre Ele? Nossa mente finita não pode compreender a infinitude de Deus. 
Na Bíblia, através das histórias cotidianas de pessoas como nós ali registradas, Ele nos revela Seu verdadeiro caráter. Nos fala de onde viemos, qual nosso destino final e o propósito de nossas vidas. 
Nos dá instruções práticas, nos anima, nos adverte e nos dá sabedoria divina. Na Bíblia também são revelados o poder e a integridade inigualáveis de Deus.
As pessoas que Deus usou para registrar Suas palavras foram pessoalmente e profundamente tocados por ela. Vejam o que eles falaram sobre a Palavra de Deus:
MEL EM MINHA BOCA
COMIDA ESPIRITUAL PARA O FAMINTO
HABITA RICAMENTE EM MIM
LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS
ALEGRIA E PRAZER DO MEU CORAÇÃO
RENOVA MINHA MENTE
UM FOGO QUE QUEIMA EM MEU CORAÇÃO
MAIS PRECIOSA DO QUE O OURO
MAIS AFIADA QUE UMA ESPADA DE DOIS GUMES
UMA GRANDE RECOMPENSA
VERDADEIRA E JUSTA
CONHECE MEUS PENSAMENTOS E ATITUDES
PERFEITA E DIGNA DE CONFIANÇA

Entretanto, uma vez um estudante me disse: "Quando eu leio a Bíblia, acabo dormindo." Talvez ele tenha esquecido ou não tem dado importância de que as palavras ali registradas vêm da parte do Deus do universo. Quando compreendemos isso, as palavras saltam das páginas e tem o poder de transformar nossas vidas.
Nos dias atuais, precisamos da Bíblia mais do que nunca. Somos bombardeados com idéias, ainda que bem-intencionadas,  que desafiam os conceitos do Deus da Bíblia. Idéias como: "Todos os caminhos levam a Roma" e "Não existe apenas um caminho" estão presentes por toda parte. O relativismo tomou conta, descartando qualquer possibilidade de uma única fonte de verdade. A pós-modernidade chegou, com sua moralidade flexível e com ela o secularismo, exaltando a experiência existencial. 
A Bíblia não se torna a Palvavra de Deus; ela já é a Palavra de Deus.
O papel do Espírito Santo é iluminar a Palavra de Deus e auxiliar nossa compreensão.
A Bíblia continua sendo a Palavra de Deus independente de como respondemos a ela. Temos o direito de escolha.
Podemos abrir nossas mentes e corações para o Espírito Santo e então deixar que as Escrituras se tornem parte de nossas vidas.

0 comments: