TEMPO DE ARREPENDIMENTO


O primeiro passo a ser dado para se chegar a ser um verdadeiro cristão é aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador, mediante um sincero arrependimento.
É necessário, pois, que o homem se arrependa de suas más ações a fim de receber o perdão de Jesus, através da fé, e iniciar uma nova maneira de viver com Cristo no coração.
"Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo! (2 Co. 5.17).
Desta forma Jesus torna-se Senhor daquele que recebe como Salvador.
Isto não se negocia, pois, no cristianismo, a salvação é um dom de Deus (Ef. 2.8).


ARREPENDIMENTO: 

Ato de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus.


"Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores." (Mateus 9:13)

ARREPENDIMENTO SIGNIFICA MUDANÇA DE MENTALIDADE

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito." (Gênesis 6:6-7).

UM SENTIMENTO DE REMORSO POR UM COMPORTAMENTO PASSADO

"Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos ..." (Mateus 27:3).

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO ENVOLVE UM ATO DE "CONTRIÇÃO DIVINA" PELO PECADO, UMA MUDANÇA DE ATITUDE, TOMANDO UMA DIREÇÃO TOTALMENTE OPOSTA.

Esse tipo de arrependimento leva a uma mudança fundamental do relacionamento de uma pessoa com Deus.

É TEMPO DE ARREPENDIMENTO

"Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam." (Atos 17:30)

"Ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos." (Romanos 3:25)

Agora, com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Não haverá exceção, pois Deus não tolerará os pecados de quem quer que seja.

TODOS DEVEM ABANDONAR SEUS PECADOS, OU SERÃO CONDENADOS

O arrependimento, está bem claro, é essencial à salvação:

"... Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

A ordem é: "Arrependei-vos”

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17)

O significado básico de arrependimento (gr.metanoeo) é “voltar-se ao contrário”; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dEle, para Deus:

"Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração." (Atos 8:22)

"Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:18)

"Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." (1 Pedro 2:25)

(1) A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo:

Importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. 

"Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:18)

"Nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência." (Efésios 2:2)

(2) O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador:

Possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o Evangelho e nele crê.

"E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor." (Atos 11:21)

(3) A definição da fé salvífica como mera “confiança” em Cristo como Salvador:

A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação:

"... O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15)

"Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Lucas 13:3-5)

"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor." (Atos 3:19)

"E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor." (Atos 11:21)

A BONDADE DE DEUS LEVA AO ARREPENDIMENTO

"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?" (Romanos 2:4)

JESUS CHAMA AO ARREPENDIMENTO

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento." 

(Lucas 5. 31-32)

Os fariseus encobriam seus pecados com a respeitabilidade social. Passavam-se por bons praticando boas ações em público e apontado os pecados dos outros. Jesus dedicou seu tempo não a esses líderes religiosos orgulhosos e hipócritas, mas às pessoas que reconheciam seus pecados e sabiam que não eram suficientemente boas para Deus.

Para irmos a Deus, devemos nos arrepender; mas para renunciarmos a nossos pecados, devemos primeiramente reconhecê-los. 

ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO e SALVAÇÃO


"Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento." (Atos 26:20)

Paulo não pregava conforme fazem alguns, afirmando que a salvação consiste em “apenas confiar em Cristo e na sua morte expiatória”. Os apóstolos declaram que ninguém será salvo em Cristo, a não ser que “Se arrependessem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.”

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO SE CARACTERIZA PELO COMPLETO “ABANDONO” DO PECADO.

Os pecados como que são sepultados; e o resultado disso, na vida diária do cristão, é a certeza do perdão e a dedicação às boas obras, que distinguem um indivíduo verdadeiramente regenerado.

Esse arrependimento verdadeiro, contudo, é algo impossível sem a atuação do Espírito de Deus. 

Não perca mais tempo, arrepende-se" Jesus está voltando!

0 comments: