LINKS RECENTES
Loading...

RESPOSTA BÍBLICA PARA A MODERNIDADE LÍQUIDA ATUAL

ESTUDOS BÍBLICOS
2 João 1-10


INTRODUÇÃO:

Viver sem Deus, esse é o sonho mais antigo da humanidade pecaminosa e caída. Diante dessa verdade muitos filósofos e cientistas tem proposto uma "nova" visão sobre tudo que nos rodeia.O grande desejo é formar uma sociedade completamente livre e independente sem interferência de uma crença em qualquer ser espiritual.

Como cristãos devemos nos questionar: Por que o cristianismo tem sido abandonado como visão de mundo determinante de valores? Como os cristãos devem agir para que sua visão de mundo continue a influenciar a sociedade cumprindo a missão de ser sal e luz?

1- O enfraquecimento do cristianismo bíblico.

Segundo o escritor Albert Mohler ao menos três fatores influenciam hoje para o enfraquecimento do cristianismo: a infidelidade bíblica, a privatização da fé e a abertura doutrinária.

Ø Infidelidade bíblica. É fato que muitos cristãos tentam manter firme sua confissão e sua fé bíblica, entretanto uma característica comum em nosso dias é a abdicação da fé bíblica, uma crescente imaturidade teológica e consequente falta de compromisso com a fé bíblica. Deus faz diversas advertências contra a infidelidade como pode ser visto em Dt 30.15-20;32.47. Foi a infidelidade que levou Israel para o exílio. Jr 9.10-16.

Ø Privatização da fé. O processo de secularização pode ser descrito como uma sujeição da fé e das coisas de Deus ao nosso modo de vista, nossa forma pecaminosa de pensar. A privatização da fé passa a produzir um sistemas de crença baseado em nossas preferencias, um Deus segundo os nossos conceitos e valores individuais, diminuindo o papel da verdade objetiva para todos (Fp 3.18-19).

Ø Abertura da doutrina moderna. A maioria das pessoas diz que devemos viver na idade da “tolerância”, mas quando se trata de assuntos do pensamento cristão bíblico rapidamente observa-se a total intolerância da maioria das pessoas. Rejeita-se a ideia cristã básica e suas verdade reveladas em sua palavra. 2tm 4.3-4 e jo 17.17. Devemos lutar como bons soldados para que se mantenha a pureza da fé bíblica evitando os desvios que resultariam fatalmente em libertinagem. (jd 3-4;17-21;2pe2.1;tt 1.10.11 2jo 7-11).

2- A resposta bíblica.

É necessária a unidade dos cristãos de diversos segmentos em torno de verdade centrais e inegociáveis da bíblia

Ø A importância da maturidade. Quando Paulo falou em unidade da igreja de Éfeso (Ef 4.1-6), demonstrou que essa unidade deveria crescer e amadurecer na fé e no conhecimento de Jesus Cristo. Uma igreja Cristã imatura teologicamente é uma pedra de tropeço. (Rm 2.23-24; Os 4:6; Rm 1:28).

Ø A importância da verdade. A verdade do cristianismo não é um conjunto de moralidades construídas a partir de concepções humanas, mas segundo a verdade objetiva e proposicional revelada nas Escrituras Sagradas (2Pe 1:19-21). O padrão moral e espiritual emana da Bíblia e esta é a palavra da verdade (jo 17.17).

CONCLUSÃO.
O cristianismo tem confrontado o ceticismo e o cinismo da sociedade atual, mas para manter seu potencial transformador deverá lutar contra seu próprio enfraquecimento. Para que isso ocorra tudo deve girar em torno da verdade revelada na Bíblia somente. E o fortalecimento da fé baseado em doutrinas básicas do cristianismo.

Fonte: Revista nossa fé. 
O desaparecimento de Deus. 
Editora cultura Cristã.

0 comentários: