NÃO QUERO SER UM EVANGÉLICO 'INTOLERANTE'

- REFLEXÃO

Quando assuntos polêmicos vêm à tona, como o aborto ou o casamento gay, as pessoas costumam olhar os cristãos de forma “extremista”. Como agir diante de questões como essas? Jim Burns responde.

Toda vez que digo que casamento gay e aborto são pecados, as pessoas que não são cristãs pensam que eu sou um idiota intolerante. O que posso fazer sobre essas crenças, que acabam ofendendo algumas pessoas?

O que você pode fazer? Siga o exemplo de Jesus. Jesus, verdadeiramente, cuidava das pessoas nas quais ele tinha contato. Ele amava a prostituta e o adúltero com o mesmo amor com que amava seus discípulos, sem nunca deixar seu compromisso de obedecer a Palavra de Deus.

Por amar de forma tão forte e consistente, Jesus também falou sobre a verdade do pecado para as pessoas (João 4:1-42).

Outro ponto a ser lembrado: todos nós somos pecadores. Romanos 3:22-24 diz: “Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”

Porque eu e você pecamos, temos de ser humildes e respeitosos na forma de lidar com os pecados dos outros. Não devemos afirmar que nosso pecado é menos pecaminoso. Pecado é pecado.

Como isso funciona, na prática? Devemos ter cuidado ao apontar os pecados e falhas das pessoas, para que isso não seja como um julgamento.

Nunca devemos fazer parte de piadas que zombam as pessoas homossexuais. Não devemos chamar as pessoas que cometeram abortos de "assassinos de crianças". Não devemos desprezar casais que engravidam fora do casamento. Em vez disso, em todos estes casos, devemos estender a mão e deixar que essas pessoas conheçam a graça, o amor e o perdão de Deus.

Deus nos chama para defender a verdade — mas temos que ter cuidado para não usar a verdade como uma arma, disparando contra os sentimentos, convicções e estilos de vida das pessoas.

Não devemos, também, rejeitar as pessoas que não partilham os nossos valores. Cristãos mesquinhos, que agem como se eles fossem melhores do que os outros ou que não mostram o amor aos pecadores, são aqueles que agem como intolerantes.

Jesus deu o exemplo do verdadeiro amor por meio de sua extrema humildade (Filipenses 2:3-8). À medida que você se esforçar para viver de acordo com o exemplo de Jesus, as pessoas serão atraídas para o amor Dele.
GuiaMe

0 comments: