- AUTOAJUDA
Para diminuir os efeitos indesejados, invista numa alimentação detox seguindo uma regra simples: descascar mais e desembalar menos.
Muitas pessoas acabam ultrapassando os limites nas garfadas durante os dias quentes e as férias de verão. Além do aumento de peso, o excesso no consumo de alimentos calóricos pode provocar outros sintomas, como inchaço, complicações gástricas, má digestão, azia e estufamento.
Uma boa maneira de amenizar estes efeitos indesejados é investir numa alimentação detox, seguindo uma regra simples: descascar mais e desembalar menos. Ou seja, abrir mão de produtos industrializados ricos em sal, açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas, que aumentam a retenção de líquidos e dificultam a limpeza do organismo, e dar lugar às frutas, verduras, carnes magras, grãos, carboidratos integrais e hidratação.
De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração, em São Paulo, a dieta detox é uma estratégia nutricional utilizada dentro da prática clínica para essas situações. “O principal objetivo dessa dieta é limpar as toxinas do corpo. É uma reeducação alimentar que prioriza a ingestão de líquidos e alimentos naturais”, orienta.
Para evitar deficiências nutricionais, de vitaminas e minerais, que podem levar a episódios de tontura, fraqueza e mal-estar, o ideal é consultar um profissional. “Os resultados só aparecem quando a alimentação é feita de forma correta e saudável”, endossa.
Os sucos
Os queridinhos das dietas detox, os sucos e sua vasta variedade de sabores e combinações, ajudam a melhorar o sistema imunológico, oferecem sensação de frescor para os dias quentes, além de repor as vitaminas e também os sódios e o potássio perdidos na transpiração. Os famosos sucos detox são opções práticas, saudáveis e muito saborosas. Se a ideia é seguir um menu mais leve e ainda apostar nos sucos, a gerente de nutrição do HCor indica uma receita que é a cara do verão. Confira!
Agumas receitas dos sucos detox para se deliciar:
1- Suco detox Amarelo com Gengibre
Ingredientes
1pêra 1 Abacaxi sem casca 1/2 colher de chá de gengibre 300 ml de água
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador junto com a água. Passe na peneira se desejar. Sirva gelado.
Para emagrecer esse suco é eficiente, por ser termogênico o gengibre acelera o metabolismo e faz com que as calorias sejam queimadas mais rapidamente. Por sua vez o abacaxi é diurético, combate o inchaço e ajuda a limpar o organismo, possui bromelina que é eficaz na melhora da função intestinal e facilita a digestão. Como toque final adicionando a pêra o suco se torna rico em fibras e vitamina C. Além de simples e barato é uma delícia !
Outra receita super simples, que vale da uma conferida é o suco de couve com limão;
2- Suco de Couve com Limão e Pepino
Ingredientes
Duas folhas de Couve
Suco da metade de um limão
Um pedaço de um pepino descascado e sem as sementes
Uma maçã (vermelha) descascada
150ml de água (côco).
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba a seguir.
Esse suco é benéfico porque os ingredientes são antioxidante e a couve é rica em fibras, o que auxilia no funcionamento intestinal, sendo assim, limpa e revigora o organismo de todas as suas impurezas.
3- Suco de Chá Verde e Couve
Ingredientes
100 ml de chá verde ½ maçã com casca 2 folhas de couve Gelo a gosto
Modo de preparo
Prepare o chá, deixe em infusão, espere esfriar. Lave a maçã e a folha de couve. A seguir, coloque tudo no liquidificador e bata. Comece a tomar imediatamente.
O chá verde acelera o metabolismo e também contribui para a quebra de gordura, a couve como eu disse acima é rica em fibras , o que faz com que a combinação dos dois atue de maneira competente no organismo. É recomendado o uso do chá verde natural , pois o chá verde industrializado não possui as mesmas características nutricionais.
4- Suco de Hortelã e Água de cocô
Ingredientes
Um copo (200ml) de água de coco;
Três pedaços de abacaxi;
Cinco folhinhas de hortelã
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva logo em seguida.
Atenção : Para ajudar na desintoxicação, é importante alternar os tipos de sucos, dessa forma, haverá um rodízio de nutrientes para o organismo e claro, não substitua as principais refeições por sucos detox. Eles poderão ser consumidos ao longo do dia, nos horários dos lanches.
0 comments:
Postar um comentário