O LIVRO DE RUTE: IMPRESSIONANTES REVELAÇÕES SOBRE OS TEMPOS FINAIS

- ESTUDOS

Examinando-se as Escrituras do Livro de Rute, se pode compreender mais detalhadamente alguns aspectos relacionados à Palavra Profética contida nas Escrituras Sagradas.
Em suma, nos são apresentados três personagens principais: Noemi é a israelita; Rute, sua nora, a moabita (gentia); e Boaz, o redentor de ambas, homem israelita, valente e poderoso (Rute 2:1).
Rute, mesmo sendo moabita, decidiu seguir o Eterno, o Deus de Noemi:
"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares a noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;"(Rute 1:16)
As Escrituras nos relatam que o Eterno possui dois povos na Terra: 
a) um é a igreja fiel, que tem sua origem em Israel, formada por judeus e não judeus, a qual deverá ser arrebatada antes da Grande Tribulação, conhecida como a Noiva de Yeshua; e 
b) o outro é o remanescente fiel de Israel, composto pelos judeus que resistirão ao Anticristo, se converterão a Yeshua durante e ao fim da Grande Tribulação, os quais triunfarão junto com o Messias sobre o Anticristo, aniquilando-o na batalha do Armagedom, ao final da Grande Tribulação.
Cada um dos personagens no Livro de Rute identifica perfeitamente pessoas envolvidas no plano de salvação do Eterno conforme previsto em sua Palavra Profética.
Assim sendo, serão elencadas, a seguir, comparações extraídas das Escrituras contidas no Livro de Rute, de forma a que se possa constatar que este livro relata detalhadamente o Plano de Salvação do Eterno para a igreja de Yeshua e para o remanescente de Israel.
Por meio dessas comparações, se poderá constatar que:
 a) a israelita Noemi representa o remanescente de Israel (observe que Noemi inclusive perdeu esposo e dois filhos - Rute 1:5);
b) a moabita Rute, gentia, representa a Noiva de Yeshua, formada por judeus e não judeus de todas as nações; e
c) Boaz, o redentor de Noemi e Rute, representa o próprio Yeshua, redentor da igreja fiel e do remanescente de Israel.
Eis a seguir, portanto, a impressionante sintonia dos fatos relatados no Livro de Rute com a Palavra Profética para os tempos finais a partir do exame das Escrituras Sagradas:     
1º) Em Rute 1:16, Rute decide seguir o Eterno de Noemi, ou seja, o Deus de Israel. Da mesma forma, o Eterno se revelou primeiro a Israel (Noemi), e depois à igreja fiel (Rute).   
2º) Quanto a Boaz, é dito que era parente de Noemi, homem valente e poderoso (Rute 2:1), ou seja, pertencia ao povo de Israel, assim como Yeshua, que nasceu judeu (Mateus 1:1), e se encontra acima de todo poder e principado (Efésios 1:20-23).
3º) Também é dito que Boaz veio de Belém (Rute 2:4), assim como Yeshua de lá veio (Mateus 2:1).
4º) A saudação de Boaz aos segadores de espigas: "O Eterno seja convosco" (Rute 2:4) se assemelha em muito à saudação de Yeshua aos apóstolos (segadores de almas): "Paz seja convosco" (João 20:19).
5º) Rute é chamada para colher espigas no campo de Boaz (Rute 2:3). Da mesma forma a igreja fiel é chamada por Yeshua para trabalhar na sua seara (campo) (Mateus 9:37-38).   
6º) Boaz alerta Rute para que não vá para outro campo mas permaneça no seu campo (Rute 2:8). Yeshua alerta sua igreja fiel para que não vá após os ladrões e salteadores, mas entre pela Porta ao seu aprisco onde achará pastagens (João 10:7-12).
7º) Rute se prostrou diante de Boaz, por ter achado graça aos seus olhos (Rute 2:10). A igreja fiel de Yeshua, de contínuo, se prostra diante do Messias (Mateus 17:14-15; Lucas 7:36-47).   
8º) Boaz diz à Rute que o Eterno a galardoará porque ela veio se abrigar sob as asas do Eterno de Israel (Rute 2:12). Yeshua galardoará sua igreja fiel, porque esta veio a servir ao Eterno (Colossenses 3:24).   
9º) Boaz convida Rute para participar do pão e do vinho junto com os segadores (Rute 2:14). Yeshua convida sua igreja fiel a participar do pão e do vinho do Salvador, até que Ele venha (1ª Coríntios 11:23-26).
As próximas comparações fornecem uma impressionante sequência dos acontecimentos dos tempos do fim em plena sintonia com o restante da Palavra Profética contida nas Escrituras:
Aprenda Hebraico Online10º) Acabada a sega, Rute se prepara para encontrar com Boaz seu remidor (Rute 3:2-3). Ao final da colheita, a igreja fiel se prepara para encontrar com Yeshua, seu redentor (2ª Coríntios 11:2; Mateus 25:4-6).
11º) Após a sega, Boaz padejou a cevada na eira, ou seja, separou os frutos bons dos maus (Rute 3:2). No fim dos tempos, Yeshua, em só um momento, por ocasião do Arrebatamento, separará a igreja fiel da infiel, as virgens prudentes das não prudentes (Mateus 25:8-10).     
12º) Rute vai, de mansinho, ao encontro de Boaz e, à meia-noite, este constata que Rute está aos seus pés (Rute 3:7-8). A igreja fiel, de modo imperceptível ao mundo, será arrebatada e irá ao encontro de Yeshua, à meia-noite (Mateus 25:6).
13º) Boaz lembra à Rute que há Outro Remidor mais chegado do que ele (Rute 3:12), o qual teria que abrir mão de seu direito de remissão para que Boaz redimisse Rute e Noemi. Este Outro Remidor diz para Boaz que não poderá redimir Rute, haja vista que já tem sua própria herança em Israel (Rute 4:6), passando o seu direito de remidor para Boaz (Rute 4:8-9). Ora, este Outro Remidor representa o próprio Pai Celestial, Remidor mais chegado, O qual  transmitiu a Yeshua todo o Poder no Céu e na Terra (Mateus 28:18).       
14º) Boaz recebe Rute e a tem por sua esposa (Rute 4:13) e, em seguida, redime a Noemi (Rute 4:14). Yeshua receberá sua igreja fiel como sua Esposa, por ocasião do Arrebatamento, e a conduzirá às Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7-9) e, em seguida, redimirá o remanescente de Israel por ocasião da batalha do Armagedom, livrando Israel do Anticristo (Apocalipse 19:11-21, Zacarias 14:1-14).
O livro de Rute se encaixa perfeitamente na Palavra Profética contida nas Escrituras Sagradas. É uma impressionante confirmação da sequência dos acontecimentos no Plano do Eterno para os últimos dias.
Um momento específico no Livro de Rute chama a atenção: Rute se dirigiu a Boaz, o qual constatou que ela se encontrava aos seus pés, à meia-noite.  Ora, Rute representa a igreja fiel que será arrebatada a encontrar nos ares com Yeshua, também à meia noite (dos tempos finais) conforme a parábola das dez virgens (Mateus 25:6).
O Salmo 90:4 prevê que 1000 anos são para o Eterno como uma vigília da noite. Nos tempos bíblicos, a primeira vigília ocorria de 18h às 21h; a segunda, de 21h à meia-noite; a terceira, de meia-noite às 03h; e a quarta vigília de 03h às 06h da manhã. Ora, se, de acordo com o Salmo 90:4, para o Eterno, 1000 anos são como uma vigília, então, certamente, a primeira vigília corresponde ao primeiro milênio; a segunda, ao segundo milênio; e assim por diante. E a meia-noite é exatamente entre a segunda e a terceira vigília, ou seja, entre o segundo e o terceiro milênio.


O próprio Yeshua adotou esta mesma fórmula bíblica para revelar a época de sua vinda na parábola do "servo vigilante":
"Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos."(Lucas 12:37-38) 
Ao mencionar que poderia voltar na segunda ou terceira vigília, Yeshua, de acordo com o Salmo 90:4, estaria a revelar que sua vinda poderia se dar no segundo ou terceiro milênio.
Mas, o amor do Noivo pela sua igreja fiel não tem medida. Na verdade, Ele não pôde guardar o segredo e acabou revelando, através da parábola das "dez virgens", a época de sua vinda:
"Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro." (Mateus 25:6)
Desta forma, as Escrituras afirmam que a vinda do Glorioso Noivo para arrebatar sua Noiva será à meia-noite dos tempos finais, entre a segunda e a terceira vigília, ou seja, entre o final do segundo milênio e o início do terceiro milênio. Esta importantíssima revelação da Palavra Profética confere perfeitamente com o Livro de Rute, pois Rute se dirige a Boaz e, à meia-noite, Boaz percebe que Rute está a seus pés, revelando que Yeshua contemplará a chegada de sua Noiva à Sua Gloriosa Presença por ocasião do Arrebatamento à meia-noite dos tempos finais
Ora, à meia-noite já terão passadas duas vigílias, ou seja, já terão passados cerca de 2000 anos. Assim, as Escrituras do Livro de Rute revelam, do mesmo modo que o restante da Palavra Profética, que Yeshua está efetivamente às portas e sua vinda é irremediavelmente para os nossos dias.
E principalmente, sendo Rute figura representativa da igreja fiel, sua atitude em relação ao encontro com Boaz deve ser imitada pela igreja fiel em relação ao encontro com Yeshua, via arrebatamento. Eis os três passos dados por Rute para se preparar para o encontro com seu futuro esposo, em atenção aos conselhos de sua sogra, interpretando-os, à luz das Escrituras Sagradas, para neles se espelhar a Noiva do Cordeiro:
"Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos"(Rute 3:3a)
O que a Escritura requer da Noiva do Cordeiro:
"Lava-te", isto é, ande na Luz emanada de Yeshua e será purificada de todo o pecado pelo Sangue do Cordeiro (1ª João 1:7);
"Unge-te", isto é, santifica-te (separa-te do mundo) para o exercício do seu ministério eterno de Esposa do Cordeiro (Êxodo 40:12-15); e
"Veste os teus vestidos", isto é, se vista das vestes da justiça (o amor ao próximo) e da obediência à Palavra do Eterno (o amor ao Eterno) (Apocalipse 19:8; Mateus 7:21; 1ª João 2:15-17).  
oarrebatamento.net

0 comments: