MEMORIZANDO AS ESCRITURAS

- ESTUDOS


A Escritura é a base infalível da fé cristã. É o roteiro inspirado em Deus para a vida eterna. Todos os que, com um coração sincero, buscam a Deus e Sua justiça, criarão o hábito de estudar a Bíblia e dedicar à memória as palavras vivas. Negligenciar o estudo da palavra de Deus seria escolher a morte sobre a vida. Isso é sério, pois se não estamos caminhando na luz crescente de Sua palavra, ficamos sentados na crescente escuridão da sombra da morte. 

Na iminente crise final, a fé do povo de Deus será testada como nunca antes. Quando a perseguição está no auge e os eventos catastróficos estão se desenrolando por toda parte, aqueles que não estão ancorados nas Escrituras renunciarão à esperança e serão varridos. Vamos nos comprometer as promessas de Deus hoje, para que amanhã não sejamos vencidos. 


8 Razões para Memorizar as Escrituras 

Deus nos diz para guardarmos Sua palavra em memória. 
Jesus memorizou as Escrituras. 
Memorizar as Escrituras renova nossa mente e nos ajuda a viver uma vida de perfeita obediência ao nosso amoroso Pai. 
Memorizar as Escrituras nos fornece a força necessária em tempos de tentação. 
Memorizar as Escrituras nos equipa a testemunhar de maneira mais eficaz os perdidos. 
Memorizar as Escrituras nos permite exortar e encorajar com mais eficácia outros crentes. 
Memorizar as Escrituras torna a vontade revelada do Pai a meditação de nossos corações. 
Memorizar as promessas das Escrituras nos permitirá permanecer firmes diante de provas e catástrofes do tempo do fim. 

1. Deus, através de Seus profetas e apóstolos, nos diz para guardarmos Sua palavra na memória. 

Se quisermos manter uma conexão viva com o Pai, devemos prestar atenção à exortação a estudar; devemos comprometer Suas palavras ao coração. 

Estude para mostrar-se aprovado, um trabalhador que não precisa se envergonhar, dividindo corretamente a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15).

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Deuteronômio 6:4-9

Que a palavra de Cristo habite em você ricamente , ensinando e admoestando uns aos outros com toda a sabedoria, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em seus corações a Deus. (Colossenses 3:16)

2. Jesus memorizou as Escrituras. 

Jesus, enquanto estava na terra, continuamente apontava Seus ouvintes para as Escrituras. Vez após vez, Ele usou as Escrituras para incentivar os fiéis e refutar a ignorância daqueles que O rejeitaram como o Cristo. 

Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram isto nas Escrituras?
" 'A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós'. (Mateus 21.42).

"Não pode ser que as pessoas cresçam em graça, a menos que se dediquem à leitura. Uma pessoa que lê sempre será uma pessoa que conhece". (John Wesley) 

Jesus respondeu e disse-lhes: Erramos, não conhecendo as escrituras , nem o poder do Senhor. (Mateus 22:29). 

Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estava ensinando no templo, e vocês não me prenderam! 

Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas". Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram. Mateus 26:55,56

Então ele levou a ele os doze, e disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e todas as coisas que os profetas estão escritas sobre o Filho do homem serão cumpridas. (Lucas 18:31) 

Então Ele lhes disse: Ó tolos, e lentos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram : Cristo não deveria ter sofrido essas coisas e entrar em Sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, Ele lhes expôs em todas as escrituras as coisas a seu respeito. (Lucas 24: 25-27).

E Ele lhes disse: Estas são as palavras que eu vos falei, enquanto eu ainda estava com você, que todas as coisas devem ser cumpridas, que foram escritas na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos , a respeito mim. (Lucas 24:44). 

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 

Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.João 6:44,45

Se devemos permanecer no amor do Salvador, devemos imitá-Lo em todas as coisas, incluindo um estudo fervoroso e habitual das Escrituras. 

Mas quem guarda a palavra de Deus, Nele é verdadeiramente aperfeiçoado o Seu amor: por meio disso sabemos que estamos Nele. Aquele que diz estar Nele, também deve andar como Ele andou . (1 João 2: 5-6) 

3. Memorizar as Escrituras renova nossa mente e nos ajuda a viver uma vida de perfeita obediência ao nosso amoroso Pai. 

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Salmo 119: 11). 

Com que meios um jovem purificará o seu caminho? observando-o conforme a tua palavra . (Salmo 119: 9) 

A palavra de Deus tem o poder de transformar vidas e renovar mentes obscurecidas pelo pecado. 

E não se conforme com este mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente , para que possa provar qual é a boa, agradável e aceitável e perfeita vontade do Senhor. (Romanos 12: 2) 

As Escrituras, quando estudadas em oração, revelam fraquezas em nosso caráter, revelam nossos pensamentos e esclarecem a verdadeira condição de nossos corações aos olhos do Céu: 
Pois a palavra de Deus é rápida, poderosa e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, perfurando até a divisão da alma e do espírito, das articulações e da medula, e é um discernidor dos pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12). 

As Escrituras nos equipam com entendimento, para que, pelo poder do Espírito Santo, tragamos "em cativeiro todo pensamento à obediência de Cristo". 

(Pois as armas de nossa guerra não são carnais, mas poderosas através do Senhor para derrubar fortes fortalezas;) Derrubando a imaginação e toda coisa alta que se exalta contra o conhecimento de Deus, e trazendo em cativeiro todo pensamento para a obediência de Cristo . (2 Coríntios 10: 4-5) 

4. Memorizar as Escrituras nos fornece a força necessária em tempos de tentação. 

Jesus, o Filho sem pecado do Altíssimo, sempre usava as Escrituras para combater a tentação. Quanto mais, em nossa condição degradada e pecaminosa, precisamos dominar esta espada de dois gumes? Se quisermos ser vitoriosos, devemos familiarizar-nos intimamente com a palavra do Senhor. 

"A Bíblia na memória é melhor que a Bíblia na estante." (Charles Spurgeon) 

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Mateus 4:1-11

5. Memorizar as Escrituras nos equipa a testemunhar de maneira mais eficaz os perdidos. 

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3:15

Se quisermos cumprir a grande comissão, devemos comprometer sinceramente tudo o que o Deus e Seu Filho nos ordenaram. 

Ide, pois, e ensina todas as nações. . . Ensinando-os a observar todas as coisas que eu lhes ordenei: e eis que estou sempre com você até o fim do mundo. Amém. (Mateus 28: 19-20). 

6. Memorizar as Escrituras nos permite exortar e encorajar com mais eficácia outros crentes. 
As escrituras são uma fonte de instrução justa e uma fonte infalível de sã doutrina. 

Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça, para que o homem de Deus seja completo, completamente equipado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16) 

O comprometimento da palavra de Deus nos permite edificar de maneira mais eficaz nossos irmãos e irmãs na fé. 

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:12,13

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25 

7. Memorizar as Escrituras torna a vontade revelada do Pai a meditação de nossos corações e o ponto focal de nossas vidas. 

Em nossa busca dessa coroa imperecível, é crucial mantermos a palavra do Pai sempre diante de nós. 

"Você deve aprender diligentemente a Palavra de... [Deus] e de nenhuma maneira imaginar que você a conhece... O diabo é um malandro maior do que você pensa que é. Você ainda não sabe que tipo de companheiro ele é e que ladino desesperado você é. Seu desígnio definitivo é cansá-lo da Palavra e, assim, afastá-lo dela. Esse é o objetivo dele. " (Martin Luther) 

Meditarei nos teus preceitos e respeitarei os teus caminhos. Deleitarei-me nos teus estatutos; não esquecerei a tua palavra. (Salmo 119: 15-16). 

Os meus olhos impedem as vigílias da noite, para que eu possa meditar na tua palavra. (Salmo 119: 148) 

Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e uma luz para o meu caminho. (Salmo 119: 105) 

Meditar a palavra de Deus é a chave para a verdadeira prosperidade e sucesso. 

Este livro da lei não se apartará da tua boca; mas meditarás nela dia e noite , para que observes o que faz de acordo com tudo o que nela está escrito: pois assim tornarás o teu caminho próspero, e então terás um bom sucesso. (Josué 1: 8). 

8. Memorizar as promessas das Escrituras nos permitirá permanecer firmes diante de provações e catástrofes do fim dos tempos. 

Deleite-se com as preciosas promessas do Senhor hoje, para que você se mantenha firme nas provações que estão por vir! 

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:1-16

Ele habitará no alto: seu lugar de defesa serão as munições de pedras; pão lhe será dado; suas águas devem ter certeza. (Isaías 33:16) 

Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças; subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; e andarão, e não desmaiarão. (Isaías 40:31). 

Não tenhas medo; pois estou contigo; não te assustes; porque eu sou teu Deus; eu te fortalecerei; sim, eu te ajudo; sim, eu te sustentarei com a destra da minha justiça. Eis que todos os que se enfureceram contra ti serão envergonhados e confundidos; serão como nada; e aqueles que lutam contigo perecerão. Tu os procurarás, e não os acharás, mesmo os que contendem contigo; os que pelejam contra ti serão como nada. Pois eu, O Senhor teu Deus, segurarei a tua mão direita, dizendo: Não temas; Eu te ajudarei. (Isaías 41: 10-13). 

Mas agora assim diz Deus que te criou, ó Jaco, e quem te formou, ó Israel: Não temas; porque eu te remi, te chamei pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; e pelos rios não te inundarão; quando passares pelo fogo, não te queimarás; nem a chama acenderá sobre ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Seba por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, foste honrado e eu te amei; por isso darei homens por ti e pessoas pela tua vida. Não temas, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente (Isaías 43: 1-5). 

Se formos encontrados prontos na vinda do Mestre, devemos manter nossos vasos continuamente cheios de óleo. "Portanto, não durmamos, como os outros; mas vigiemos e sejamos sóbrios." (1 Tes. 5: 6) 

Então o reino dos céus será comparado a dez virgens, que tomaram suas lâmpadas, e foram ao encontro do noivo. E cinco deles eram sábios e cinco eram tolos. Os tolos levaram suas lâmpadas, e não levaram óleo com eles; mas os sábios levaram óleo em seus vasos com suas lâmpadas.Enquanto o noivo se demorava, todos dormiram. E à meia-noite houve um clamor: Eis que o noivo vem; Saí ao seu encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram e cortaram suas lâmpadas. E os tolos disseram aos sábios: Dai-nos do teu óleo; pois nossas lâmpadas se apagaram. Mas o sábio respondeu, dizendo: Não é assim; para que não sejamos suficientes para nós e para vós; antes ide antes para os que vendem e compram para si mesmos. E enquanto eles foram comprar, o noivo chegou; e os que estavam prontos entraram com ele no casamento; e a porta foi fechada. Depois vieram também as outras virgens, dizendo: Mestre, Mestre, aberto para nós. Mas ele respondeu e disse: Em verdade te digo que não te conheço. Vigiai pois, pois não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem vem. (Mateus 25: 1-13). 

Todos nós, pela graça capacitadora do Pai, comprometemo-nos diariamente ao estudo da Sua palavra vivificante, para que com coração sincero digamos com Jó, Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção. Jó 23:12


0 comments: